15 - Repassando

MISSÕES NACIONAIS

O mês de setembro é tradicionalmente o mês em que as igrejas batistas do Brasil ligadas à Convenção Batista Brasileira, se mobilizam para levantar uma oferta especial destinada à Junta de Missões Nacionais, que a emprega em projetos de evangelização nas áreas menos alcançadas do nosso país.

Este ano o alvo é alcançar R$ 17,5 milhões que será destinados aos mais de 400 prpojetos e 773 missionários. Estes projetos são 5 áreas de atuação:

1 - Crianças: Casa Viver, Cristolândia Crianças, Fase, Instituto Batista, Instituto Batista Carolina, Lares, Novos Sonhos, Voar, Viver;

2 - Excluídos Sociais: Capelania Prisional, Cristolândia, Povos Indígenas, Surdos;

3 - Evangelização

4 -Multiplicação de discípulos: Amazônia, Sertão, Sul;

5 - Povos Imigrantes ; Casa Minha Pátria, Missão Brasil-Venezuela;

Cada um desses subprojetos, na sua maioria compreendem na realidade dezenas de unidades em funcionamento alcançando até algumas centenas de pessoas. Veremos mais sobre cada um desses projetos ao longo deste mês. 

Os projetos voltados para crianças tem sempre, além do foco na vida espiritual da criança, atenção à sua condição familiar a fim de se assegurar que ela não esteja sofrendo violência doméstica ou qualquer tipo de abuso, atenção à sua condição escolar e à sua saúde.

Os projetos voltados para os excluídos sociais investem tanto na (re)inserção social quanto na capacitação profissional.

Quando falamos em Multiplicação de Discípulos a ênfase recai sobre aqueles grupos com especial dificuldade de acesso ou resitência ao Evangelho como é o caso de algumas colônias de imigrantes no sul do Brasil.

No momento, a população venezuelana que está imigrando para o Brasil está também recebendo atenção diferenciada em razão da fuga em massa decorrente dos problemas políticos e econômicos naquele país.